sexta-feira, 1 de abril de 2011

Relatório da Ponte de Macarrão definitivamente PRONTO.

Agora sim nosso relatório da ponte esta correto. Recebemos nota 9 pelo nosso relatório, porem após o Prof.Dr. Maurício explicar nossos erros, resolvemos arruma-los.
Para ver o relatório agora mais bonito clique aqui ===> Relatório da Ponte


Logo abaixo deixaremos o relatório antigo que o professor avaliou, pois como ele mesmo diz nossos erros são importantes, com eles que aprendemos a crescer e não errar novamente.


  INICIAÇÃO TECNOLÓGICA

               - Ponte de Macarrão -




1>Objetivo do Trabalho:

Construir uma ponte de espaguete tipo 8.
Cumprir a prova mínima da competição que é aguentar a caixa aonde vai os pesos.
Aprender mais sobre a matéria dada em sala de aula sobre estática, pressão etc.

2>Descrever os Materiais Utilizados na construção da ponte. (Todos os Materiais)

20 filetes de macarrão(partidos ao meio)
1 copo de café
Cola equivalente ao fundo do copo de café
4 Alicates de corte
3 Pinceis
5 Réguas
3 Canetas Permanente

3>Descreva em 8 passos a construção da ponte.


1° Passo: Analisar os macarrões para ver se tem algum torto.
2° Cortar macarrões: 2 pares de 13cm – 6 pares de 4 cm - 6 trincas de 10cm – 4 trincas de 11 cm. Cola-los com cola apenas nas pontas.
3°Construção da base: Utilizar 4 trincas de 10cm e 2 pares de 13cm.  Colar 2 trincas de 10cm junto pela ponta e colocar um par de 13cm como reforço embaixo, fazer esse procedimento 2 vezes para obter os dois lados da base. Colocar 4 pares de 4cm utilizando-os como ligação dos dois lados. 2 desse pares serão no meio deixando um espaço entre eles para os próximos passos e embaixo desses 2 pares colocar 1 trinca de qualquer medida para remendo.
4° Montagem da estrutura: colar trincas de 10 cm em pé no meio da ponte entre os 2 pares de 4cm mencionados no passo anterior.(1 para cada lado da base)
5° Colar 2 trincas de 11 de cada lado da base. Colocando na diagonal encostado na trinca de 10cm em pé e no par de 4 utilizado para ligação que vai estar na ponta da base à exatamente 8,5 cm do meio.
6° Colar o 2 pares de 4cm restantes em cima das trincas de 11cm (diagonal) para ligar com o de 10 cm em pé como esta na foto da ponte.
7° Colar um remendo no centro da base na parte de baixo, para aguentar mais.
8°  Cortar o excesso dos de 10cm em pé e das pontas da base deixando a base com cerca de 18 cm para diminuir o peso da ponte e alcançar um fator maior.

4>Desenhe ou fotografe o projeto final de sua ponte de forma detalhada. Indique as dimensões de todas as partes.



Base = 20 cm
Estrutura em pé = 10 cm
Estrutura diagonal = 11 cm


5> Faça um histórico dos projetos desenvolvidos pelo seu grupo. Caso você já venha descrevendo no Blog cada projeto não precisa realizar esta etapa.


6> Qual a ponte mais importante de Taubaté? Justifique sua resposta.

A ponte mais importante de Taubaté é aquela que fica sobre o Rio Paraíba do Sul, na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, pois é ela que atravessa um grande rio e  que faz a ligação entre os municípios de Taubaté e Campos do Jordão.

7> Faça uma pesquisa: Escolha uma ponte real que de alguma forma marcou época com sua engenharia avançada. Desenhe ou cole uma foto da mesma no espaço abaixo e faça uma breve descrição física dessa ponte.



A Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX marcou o casamento do ferro fundido com a construção de pontes. A "Ironbridge" (literalmente a ponte de ferro), construída por Abraham Darby III em 1779, foi a primeira ponte de todos os tempos construída em ferro fundido.

8> Características da Ponte.

Massa da ponte = 15g        
Peso da Ponte = 0,15N
Massa Suportada = 982
Peso suportado =  9,82N
FATOR = 65,4

9> Cálculo das forças dos apoios:

0,15 + 9,82  = > 9,97
9,97 / 2 =>  4,985
Logo, o valor das forças dos apoios foi de 4,985N

10> Para determinar o valor das Forças de apoio você utilizou duas condições. Quais são essas condições ? Justifique a utilização das mesmas.

Usamos  a soma dos peso suportado e do peso da ponte e dividimos por dois, pelo fato de o peso estar sendo colocado no centro da ponte.

11> O Resultado atingido por sua ponte foi o esperado? Justifique sua resposta.

Na verdade o resultado atingindo não foi o esperado, pois esperávamos um fator um pouco maior. O fator atingido em teste com a mesma ponte foi de 74, mas como no dia da competição o macarrão é diferente o tempo que fica secando também é diferente, não alcançamos os mesmos resultados. Mas estamos contentes com o resultado.

12> Qual a maior dificuldade do grupo para a construção da ponte? Justifique.
Nossa maior dificuldade foi conter o nervosismo no dia da montagem da ponte, estavamos muito ansiosos e não queriamos jogar fora semanas de trabalho, um exemplo é que o integrante responsavel pela montagem da ponte estava tremendo muito.

13> Neste local faça citação a pelo menos 5 conceitos físicos utilizados no projeto da ponte. Além da citação explique em que momento o conceito foi utilizado.

Peso: Peso da ponte e o peso suportado por essa.


Normal: Força exercida no contato da mesa com a ponte.


Gravidade: Força que atraia a ponte para o chão.



Pressão: Exercida pelo peso da carga na área de contato entre o barbante e o macarrão.



Distribuição de Forças:  Por causa da estrutura, distribui a força que esta no centro para as extremidades.

14> Conclusão Final.

Finalmente com o termino da competição e do relatório podemos perceber que existem várias técnicas,estruturas de se construir uma ponte. Essas vem sendo estudas a milhares de anos e com o avanço da engenharia e dos estudos, podemos perceber que temos pontes maiores e melhores ao passar do tempo. Percebemos também o grande peso que apenas alguns filetes de espaguete tipo 8 conseguem aguentar.

Um comentário: