Iniciação Tecnológica
- Telefone de Latinha -
Grupo: 4 3ºA |
1ª
Parte
Nome
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Número
|
Série
e Turma
|
Bruno de Mello Ligieri
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04
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3ºA
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Diego Bueno de Moraes
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09
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3ºA
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Gabriel Sampaio Coutou de Carvalho
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11
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3ºA
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Gustavo Thomazzo Garcia
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14
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3ºA
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1>Objetivo do Trabalho:
Construir
um telefone de latinha e aprender por meio desse os conceitos sobre
propagação de ondas. Realizar a prova mínima da competição de Física do
Colégio Idesa que é conseguir passar no mínimo 20 palavras para outra pessoa
por meio desse telefone em 1 minuto.
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2>Descrever os Materiais
Utilizados na construção do Telefone. (Todos os Materiais)
|
3>Descreva em 8 passos a
construção do telefone.
1 – Certifique-se de
que possui todos os matérias necessários para fazer o telefone de latinha como
os copos e o fio que você escolher.
2 – Pegue o copo e vire-o de modo que o sua boca(parte onde o copo é
aberto) fique virado para baixo, e apoie o copo em uma mesa.
3 – Pegue algum material que possua uma ponta arredondada, como um prego
ou um compasso, e faça um furo com essa ponta, no meio do copo, na parte onde
ele é fechado.
4 – Pegue o fio escolhido, pode ser um barbante ou algum material
parecido e corte-o do tamanho que escolher.
5 – Coloque cada ponta do fio que foi cortado, em cada buraco feito no
copo.
6 – De um nó na ponta de cada fio que já foi passado pelo buraco feito
no copo.
7 – Pegue um copo e se afaste do outro copo até que o fio esteja completamente
esticado para que a vibração do fio seja maior.
8 – Agora fale na boca(parte onde o copo é
aberto) e veja se quem esta escutando com o outro copo conseguiu ouvir. |
4>Desenhe o Telefone com as duas
pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma
completa a onda existente.
A onda é
transversal, unidirecional e mecânica.
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2ª Parte
5> Quantos projetos foram feitos
antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a
primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no
projeto)
Foram realizados 3 projetos diferentes, no
primeiro foi utilizado um copo de plástico mas com o fio sendo um barbante
fino, no segundo foi feito também com um copo de plástico mas com o fio sendo
uma linha de nylon, e o ultimo sendo feito com copos de plástico igualmente
os dois anteriores, mas tendo um barbante fino, sendo esse o escolhido pelo
nosso grupo.
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6> Crie uma lista de problemas ocorridos
no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de
tabela com duas colunas).
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3ª Parte
7>
Para o telefone determine algumas grandezas físicas.
Massa da cordinha |
Comprimento
|
Densidade
linear
|
Dimensão
da abertura da latinha
|
6 gramas
|
10 metros |
0,6g/m |
7
cm
|
Comprimento
de onda da voz do aluno escolhido
|
Freqüência
do som emitido pelo aluno |
Velocidade
do som na cordinha |
Número
de palavras por minuto
|
Aproximadamente:
2,13 metros
|
100Hz - 200Hz
|
------------------------------------------------------
|
15
|
8> Faça 6 testes com o telefone, e
anote na tabela observações pertinentes:
Fio
|
L
|
Observações
|
Nylon |
0
palavras. Muito difícil a compreensão
|
|
3
palavras. Voz baixa e abafada de difícil compreensão, tem que se falar muito alto
e muito pausadamente.
|
||
0
palavras. Muito parecido com o teste com 5 metros
|
||
10
palavras. Quase a mesma coisa que o teste com 15 metros.
| ||
Barbante |
15
palavras. Voz limpa e de fácil compreensão, não é necessário falar tão alto
para que seja ouvida perfeitamente, mas tem que ser um pouco pausado.
|
|
11
palavras. O som se tornou um pouco pior, com algumas interferências do meio
externo.
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9> Utilize este espaço para
outros comentários de resultados do item anterior:
Já comentamos no próprio item anterior.
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4ª Parte
10> Utilize o espaço para colocar as contas do item
7.
Comprimento da onda = Frequência do som emitido / velocidade do som
Considerando a frequência de 150Hz e a velocidade do com de 320m/s...
=> 320/150 ~= 2,13 metros.
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11> Faça uma descrição longa
utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto;
Como a
propagação de uma onda no mar há uma propagação de ondas no telefone de
latinha para que com uma grande frequência você possa ouvir a voz aguda de
uma sereia.
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12> Conclusão Final:
Percebemos
com esse simples projeto que apenas uma “brincadeira de criança” pode nos
mostrar que a Física está nas coisas mais simples da vida como o falar. Nesse
projeto aprendemos na prática os conceitos físicos das Ondas e da Acústica,
ou seja, muito relevante a realização do telefone de latinha.
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